Muito antes de o Black Sabbath ter se separado, como resultado de brigas internas regadas a drogas, houve um breve período de genialidade sludge-metal regada a drogas. A prova é Vol 4. A banda afirmou várias vezes que a criação e a gravação do álbum coincidiram com seu período mais hedonista e mais marcado pelo uso de drogas. A gravadora transplantou os quatro ingleses para a Califórnia, onde o disco foi feito. O título original do LP, Snowblind, foi rejeitado pelos executivos por sua óbvia referencia a cocaína. As consequencias negativas de sua decadencia seriam sentidas no final da década, quando a banda virou uma caricatura de si mesma. Mas Vol 4 surgiu antes da destruição; as músicas ainda são ásperas e pesadas, embaladas em riffs - ou, como disse a Rolling Stone, "fatias de heavy metal fluente". Como não deu origem a hinos do metal single, ...Vol 4 costuma ser subestimado. Não há qualquer faixa que rivalize com "Paranoid" ou Sweet Leaf. Apenas Snowblind toca ate hoje nas rádios. A força do album esta na pegada heavy e confiante em pequenos toques de experimentação. A banda intercala overdubs psicodélicos (The Straightener), cordas acusticas (Laguna Sunrise) e até mesmo um lado meloso - a lenta balada ao piano Changes, um elemento estranho ao repertório do disco. Mas, ao contrário dos ultimos trabalhos do grupo, o LP é alimentado pelas verdadeiras raízes dark e heavy da banda. Foi com Sabbath bloody Sabbath e os discos que se seguiram que o grupo começou a perder suas características.
Território da Música: Artigos (Rock)
sexta-feira, 18 de janeiro de 2008
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