Cidade Web Rock - Promoção

Território da Música: Artigos (Rock)

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Novos Baianos - Acabou Chorare (1972)



A década de 60 acabou seis meses antes, nas noites de 20 e 21 de julho, no Teatro Castro Alves, em Salvador, no show de despedida deCaetano Veloso e Gilberto Gil. Na platéia, do poeta Augusto de Campos a inúmeros órfãos. No palco, Gil, Caetano e o grupoOs Lief´s (Pepeu, Lico, Carlinhos e Jorginho). O show-réquiem dava o sinal: A Navilouca antropófago-tropicalista devia seguir.

Os Novos Baianos surgem, num batismo de fogo, nestas noites negras. O cantor, compositor e violonista Moraes Moreira, o poeta-agrônomoGalvão, o crooner de baile Paulinho Boca de Cantor e a cantora Baby Consuelo, inicialmente acompanhados dos Lief´s, seguem transformandocinzas em melodias. Desclassificação em festival, shows-happenings, um LP e dois compactos serviriam de ensaio geral.

Em 1972, já ocupando um apart-tribo no Rio, os NB gestavam um manifesto. Uma ilustre visita daria o toque final, a do mago João Gilberto.João abre seu baú de canções dos anos 30 e 40 e se mistura ao rockarnaval dos Novos Baianos.O LP Acabou Chorare, primeiro lançamento da gravadora Som Livre, seria a síntese desta viagem hard-pós-tropicália-João Gilberto.

O título sairia de um brinde-balbucio de bebê, que Bebel Gilberto - née Isabel - , filha de JG e Miúcha, sussurraria nas jams.

O samba-batucada "Brasil Pandeiro", de Assis Valente, lançado em 1940, por um dos mitos de João, o grupo Anjos do Inferno, abre o disco.O grande Hit "Preta Pretinha", uma colagem cinematográfica saída de algum alto-falante do interior, serve de abre-alas e da passagem a "Tininho Trincando", uma bossa-baião-hard com texto mínimo e onomatopéico, que Baby pulveriza sobre A Cor do Som, isto é, Pepeu,Dadi, Jorginho e Baixinho, a parte elétrica dos NB.

"Swing de Campo Grande" e "Acabou Chorare", entregue à parte acústica nos NB, fecham o lado A, zanzando entre o batuque e seresta-bossa."O Mistério do Planeta", na voz de Paulinho, relê uma velha canção do grupo Míni Planeta Íris, o texto confessional dá um grito de basta na barra lúcifer da época. A canção seguinte, na voz de Baby, "A Menina Dança", continua o desnudar de barras: "...só entro no jogo / porque estou /estou mesmo depois / depois de esgotar / o tempo regulamentar..."

"Besta é Tu", com Moraes , em ironia máxima ("...não viver este/ se não há outro mundo..."), transpirava, naquele negro tempo, uma linguagemcifrada, pela sua desconcertante simplicidade carnavalesca. "Um bilhete para Didi", única música instrumental, serve de territorio pra A Cor do Somdar seu vôo. Uma versão de "Preta Pretinha", fecha o disco, sendo que, no show, "Preta Pretinha" entra em um pout-pourri-bricolagem com "29 Beijos", do primeiro compacto e "Oba-lá-lá", bossa baião de e do antológico primeiro disco de JG. Era a proposta sintetizada em som e cena.

Acabou Chorare, além da síntese sonora - Jimi Hendrix empunhando um cavaquinho (por sinal, presente de Paulinho da Viola a Pepeu) e JG, umaguitarra distorcida -, traz, em sua primeira edição (em 1984, foi relançado com capa simples), uma das mais interessantes e surpreendentes capas.Um texto de Augusto de Campos dá o tom, outro de Galvão explica a antifamília NB e várias fotos quebram os olhos dos censores. Na contracapa,uma superposição: um NB e um dos filhos da troupe fumam o mesmo "baseado", como se ilustrassem, em silêncio, o projeto obra-viagem do grupo.

Barras se sucederam a barras.

Acabou Chorare, em som, imagem e silêncio, foi um de seus melhores closes.

Trilha Sonora - Laranja Mecânica


Laranja Mecânica (Clockwork Orange, A, 1971)

1 - Title Music From A Clockwork OrangeComposta por Wendy Carlos e Rachel Elkind.Interpretada por Wendy Carlos.
2 - The Thieving Magpie (Abridged)Composta por Gioacchino Rossini.
3 - Theme from A Clockwork Orange (Beethoviana)Composta por Wendy Carlos e Rachel Elkind.Interpretada por Wendy Carlos.
4 - 9th Symphony, Second Movement-AbridgedComposta por Ludwig van Beethoven.
5 - March from A Clockwork Orange (9th Symphony, Fourth Movement-Abridged)Composta por Ludwig van Beethoven.Interpretada por Wendy Carlos.
6 - William Tell Overture-AbridgedComposta por Gioacchino Rossini.Interpretada por Wendy Carlos.
7 - Pomp and Circumstance March No. IComposta por Edward Elgar.
8 - Timesteps (Excerpt)Composta e interpretada por Wendy Carlos.

9 - Overture to the SunComposta por Terry Tucker.

10 - I Want to Marry a Lighthouse KeeperEscrita e interpretada por Erika Eigen

11 - William Tell Overture-AbridgedComposta por Gioacchino Rossini.
12 - Suicide Scherzo (9th Symphony, Second Movement-Abridged)Composta por Ludwig van Beethoven.Interpretada por Wendy Carlos.
13 - 9th Symphony, Fourth Movement-AbridgedComposta por Ludwig van Beethoven.
14 - Singin' In the RainEscrita por Arthur Freed e Nacio Herb Brown.Interpretada por Gene Kelly.
15 - Funeral Music for Queen MaryPor Henry Purcell.
16 - Scheherazade - The Story of the Kalandar PrinceComposta por Nikolai Rimsky-Korsakov.

Sinopse do Filme: O anti-herói do filme é Alex DeLarge, um jovem líder de uma gangue de delinqüentes, amantes de leite drogado e música clássica. Tem por diversão bater, estuprar, matar... Enfim, cometer qualquer brutalidade que tenha vontade, não se importando com as leis ou o senso humanitário. Quando finalmente é pego pela polícia, sofre um tratamento duro de reabilitação. Quando Alex volta às ruas, totalmente regenerado, passa a sofrer com aqueles que antes eram as vítimas.
» Elenco ::.
Ator/Atriz Personagem -

Malcolm McDowell - Alex de Large

Patrick Magee -Sr. Alexander -

Michael Bates - Chefe Guard -

Warren Clarke -Dim -

John Clive - Ator do teatro

Adrienne Corri - Sra. Alexander -

Carl Duering -Dr. Brodsky -

Paul Farrell -Tramp

Radiohead avisa que download gratuito de In Rainbows acaba dia 10

O Radiohead deixou uma mensagem no site Dead Air Space avisando que o download gratuito de In Rainbows, seu último álbum, acaba no dia 10 de dezembro.
Lançado parcialmente em formato digital no início de outubro (as oito músicas complementares do álbum só saíram no início desta semana, junto com o discbox), In Rainbows foi a primeira iniciativa de uma grande banda em delegar a seus fãs a decisão de quanto pagar por música.
Com o lançamento em formato convencional - CD - no dia 1º de janeiro de 2008 nos Estados Unidos, a banda resolveu que era hora de retirar In Rainbows da rede.

Bauhaus grava o primeiro álbum de inéditas desde 1983



Depois de se reunir no festival Coachella em 2005, a histórica banda gótica Bauhaus resolveu gravar um novo álbum, o primeiro desde 1983. Going Away White será lançado no dia 4 de março de 2008, mas o baterista Kevin Haskins contou à Billboard que o retorno da banda pára por aí.
Enigmático como todo gótico deve ser, Haskins explicou que os integrantes do Bauhaus estão se dando bem e tal, mas que um "incidente" ocorreu: "Alguns de nós simplesmente sentiram que a gente não quer seguir adiante como uma equipe de trabalho". Haskins não parece contente com a decisão: "Dá uma sensação de vazio porque não podemos tocar as novas músicas ao vivo".
Além de Haskins, o Bauhaus que gravou o novo álbum é formado pelo guitarrista Daniel Ash, o baixista David J. e o cantor de voz cavernosa Peter Murphy. De acordo com o baterista, o resultado das gravações segue o espírito original do Bauhaus. Duas das faixas do trabalho são "Adrenaline" e "Endless Summer of the Damned", que já foram tocadas durante a turnê de 2006 com o Nine Inch Nails.
Para finalizar, o baterista disse que ficou bastante satisfeito com o álbum: "Estamos muito orgulhosos e achamos que muita gente vai ter interesse em ouvir o trabalho".

The Rolling Stones - The Rolling Stones (1964)



"Não me arrependo de nada." keith Richards, 1980



Mesmo depois de 40 anos, o album The Rolling Stones continua sendo um marco tão fundamental na história musical como John ter econtrado Paul ou o Nirvana ter desbancado Michael Jackson do primeiro lugar das paradas. Jagger, Richard (como era conhecido então) e companhia não eram estreantes em estúdio quando começaram a gravar o seu primeiro album, em janeiro de 1964. Eles ja tinham cravado hits em 1963, como "Come on", de Chuck Berry, e "I wanna be your man", de McCartney.Os Stones não eram, porém, compositores seguros. As tentativas iniciais não agradaram a Mick Jagger e Richard, e eles preferiram deixar que Marianne Faithfull e Gene Pitney terminasse a tarefa. Das composições originais do album, "Now I´ve Got a Witness"e "Little By Little" (assinadas sob o pseudonimo coletivo de Nanker Phelge) são inspiradas, respectivamente em "Can I get a Witness", de Marvin Gaye, e "Shame, shame, shame", de Jimmy Reed, enquanto "Tell me(You´re coming Back)" é quase um pastiche de Merseybeat.Mas apoiar-se em versões não havia feito mal algum a Elvis ou Sinatra, e os Stones estabeleceram um padrão confiavel: pegar um blues e tocá-lo de mais forte, mais rapido e de de maneira mais assustadora.Lançado quando os Beatles estouraram, o disco arrasou. Nos Estados Unidos, a London Records pôs a frase "A nova fábrica de sucessos da Inglaterra" na capa, que, na Grã-Bretanha, não tinha qualquer outra informação além da logomarca da gravadora. A London também substituiu "I Need you baby (Mona)", de Bo Diddley, pelo hit "Not Fade Away", de Buddy Holly. The Rolling Stones não tem um material tão bom como o que o grupo lançaria nos anos seguintes - ou mesmo meses depois. Mas sua arrogante vulgaridade provocou um abalo sísmico no pop polido de então - e continua a repercutir até hoje.


Syd Barrett - The Madcap Laughs (1970)









"O que realmente importa é compor boas músicas." Syd Barrett - 1971


No que, exatamente se baseia a lenda de Syd Barrett? Para começar, ele era o artificedo sensacional album de estreia do Pink Floyd, The Piper at the gates of down. E, tal qual o livro de Kenneth Graham que originou o titulo do disco, Barrett incutiu em seu trabalho um paganismo inglês extravagante e, digamos, cósmico. Há ainda sua fama de pintor recluso e a historia de doença mental misturada com o uso cavalar de LSD. E, depois de sua saida do Pink Floyd (por razões que nunca revelou abertamente), a carreira solo de Syd foi breve e errática.Gravado em poucos dias, Madcap parece mesmo feito às pressas, como se nota na entrada em falso de "If it´s in you". De fato, se não fosse a ajuda de Roger Waters e David Gilmour (que substituiu Syd no Floyd), talvez o disco nunca tivesse saido. Barret toca guitarra de forma desencontrada e sua voz é, quase sempre, um uivo desafinado. Ainda assim, as melodias de inspiração oriental e o pop britânico excêntrico do album inspiraram uma legião de místicos do rock, como Julian Cope.Há momentos, claro, em que Syd mostra sua genialidade. "Dark Globe" é fascinante, com sua letra fabulosa e os acordes de valsa marcando a melodia. E "Late night", cuja percussão suave segura os excessos de Barrett, traz uma bela slide guitar - tocada com um isqueiro. Há ainda a série lúgubre de trechos de poemas de James Joyce em "Golden Hair" e a contagiante "Here i go".Depressão, esquizofrenia e outras doenças mentais costumam ser incompreendidas e más diagnosticadas. Syd Barrett deixou gravadas apenas algumas horas de intensa criatividade, mas a História permitiu que ele provasse o gosto de ser alguém que imprimiu sua marca própria.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Fernando Satorres - Lançamento do Cd "FOGO"

Nando Satorres é um dos músicos mais conhecidos da região, principalmente entre o jovens
A data do lançamento do CD Fogo, do músico rio-pardense Nando Satorres, não será mais no dia 15 de dezembro como havia sido publicado na edição passada. Ele foi antecipado para sexta-feira, dia 14, no Centro Cultural Ítalo Brasileiro (CCIB). A informação da mudança foi passada essa semana pelo compositor e músico Sandro Morgante, responsável pela produção do cenário de palco nos quatro primeiros shows do cantor. Morgante é também co-autor de nove das 12 canções do disco. Das três músicas restantes, duas – letra e música – são de autoria de Satorres, a outra é uma parceria entre ele e o compositor Tio Bi. Nando Satorres divide sua vida de músico com o trabalho de engenheiro, na prefeitura de Campinas. Ele começou com a banda de pop rock "OS OUTROS" no qual fazia parte o Fernando Capitéli, Guto Carrato e Jairzinho, cujo empresário era o Zé Carneiro. Quem morava no Jardim Aeroporto no final da década de 80, lembra bem dessa formação, pois utilizavam um barracão, no início da avenida Santos Dumont, para ensaiar. A primeira apresentação com as músicas do CD será no Bar e Restaurante Macaúbas, em Mogi Mirim, no dia 13, uma quinta-feira, depois ele vem pra São José para se apresentar na sexta no CCIB às 20h. No sábado, dia 15, ele estará em Guaxupé (MG), na Casa da Cultura, e no domingo ele volta a se apresentar em São José, só que nas instalações do Raribb’s. Segundo Sandro Morgante, a proposta é fazer da apresentação algo intenso e vibrante, com muita energia. “A produção seguirá a proposta do CD, que é trabalhar a intensidade das palavras”, disse ele. Para Morgante, o ponto alto do CD é a música “Amor Ardente”, onde letra e arranjo se encaixam perfeitamente transformando-se em um som incomum na música pop. Nesta produção, Satorres não poupou esforços para mostrar sua versatilidade. Pop, Salsa, MPB são apenas alguns dos estilos que fazem parte deste trabalho. Interessante lembrar que, mesmo sem um lançamento oficial, o CD tem sido muito procurado pelo fiel público do músico. Até a última quarta-feira, dia 28, mais de 300 cópias já tinham sido vendidas, número que surpreendeu até mesmo Satorres. “Por se tratar de um trabalho independente, o número de CD’s já vendidos é ótimo é algo muito positivo. Vamos aguardar o resultado disso tudo após as apresentações de lançamento de Fogo”.

Visite o endereço eletrônico de Nando Satorres.http://www.nandosatorres.com.br/

FONTE: JORNAL DA SILVA - http://jornaldasilva.blogspot.com

O Terço








Um dos mais importantes grupos brasileiros do rock anos 70, o Terço nasce com a seguinte formação: Hinds (guitarra), César das Mercês (baixo) e Vinícius Cantuária (bateria). Em 1970, com a substituição de Mercês por Jorge Amiden, o grupo lança seu primeiro LP (rock tipo anos 50, 60 com leves tintas progressivas). O segundo trabalho, também homônimo, traz uma sonoridade mais progressiva e é, talvez o disco mais homogêneo de toda sua carreira.Dois anos depois, em 1975, seria lançado o LP que consagraria definitivamente a banda, formada então por Hinds, Magrão, Moreno e Flávio Venturini. "Criaturas da Noite" (que recebe, anos depois, uma versão em inglês entitulada "Shining days, summer nights") viraria hit nacional, vendendo centenas de cópias de milhares de cópias e presenteando o público com uma das obras-primas do progressivo brasileiro, a faixa "1974".O Terço segue estrada, lançando, no ano seguinte, "Casa Encantada" (com participação na flauta e vocal, de Mercês), que também consegue boas vendagens. Esses dois álbuns seriam relançados em CD, na Itália, pela Vinyl Magic. Os trabalhos seguintes da banda, após a saída de Venturini (que funda o 14 Bis, com o qual grava 8 Lps e inicia carreira-solo...), seriam decepcionantes para os amantes do progressivo. "Mudança de tempo", "Som mais puro", "O Terço"...Os fãs tem que esperar muitos anos até 1993, quando uma nova banda, formada por Hinds, Franklin Paolillo (bateria), Luiz de Boni (teclados) e Andrei Ivanovic (baixo), lança "Time Travellers", CD de progressivo sinfônico que, apesar de não ter nada a ver com os trabalhos consagrados do grupo, pelo menos resgata algo do estilo para os velhos seguidores. O grupo, em 1993, abriria o show do Marillion no Brasil com músicas do novo trabalho. Um ao vivo, pela Movieplay, seria publicado em 1994, apresentando o Terço junto a uma orquestra sinfônica." (ERP)
RPB: Em 1994, A Record Runner lançaria o mesmo disco ao vivo com orquestra com duas faixas extras também ao vivo. Em 1996, pelo selo Velas de Ivan Lins, sairia o disco "Compositores", onde a banda (reduzida a um trio Hinds, De Boni e Fernando Fernandes (baixo)) interpreta composições inéditas de músicos como Ivan Lins, Arnaldo Antunes, Vinícius Cantuária, Flávio Venturini, Lula Barbosa entre outros, mas também com músicas de Hinds e De Boni, entre elas uma bastante controversa: os riffs iniciais da guitarra de "Poeira" são idênticos à música da banda inglesa Arena "Midas Vision", do CD "Songs from the Lion's Cage", de 1995. Creio que nem a própria banda sabe disso.Em 2000 a banda se apresenta no Rio Art Rock Festival, no Rio de Janeiro com um show curto mas aclamado como um dos melhores do evento.Em 2001/2002, a banda ensaia uma volta com a formação clássica do disco Criaturas da Noite. Alguns ensaios chegam a se realizar mas a morte repentina de Moreno adia o projeto momentâneamente.
Músicos:Sérgio Hinds - guitarra, viola e vocalSérgio


Magrão - baixo e vocalLuiz Moreno - percussão e vocal


Flávio Venturini - piano, teclados, viola e vocal




Discografia:
O Terço - 1970 - Forma
O Terço - 1971 - ContinentalCriaturas da noite - 1975 - Underground / 1993 - Vinyl Magic
Casa encantada - 1976 - Underground / 1993 - Vinyl Magic
Mudança de tempo - 1978 - Underground
Som mais puro - 1982 - WEA
O Terço - 1990
Time Travellers - 1993 - Record Runner
Live at Palace - 1994 - Movieplay
Live at Palace with Orchestra - Record Runner - 1994
Compositores - 1996 - Velas
Spiral Words - 1998Dois em Um: Criaturas da Noite/Casa Encantanda - 2001

U2: novo álbum com guitarras mais pesadas e influência de trance

O vocalista do U2, Bono Vox, fez alguns comentários sobre as novas composições da banda que estarão presentes no próximo álbum. Atualmente o grupo irlandês está trabalhando no sul da França, usando algumas gravações que fizeram no ano passado em um festival religioso no Marrocos. Neste festival, Bono e cia. gravaram apresentações de cantores sufistas, vertente do Islã.
Além de utilizarem essas gravações, Bono contou que as novas músicas trazem outras influências. “Há algumas influências de Trance, mas também há muitas guitarras Hardcore vindas do The Edge. Não é igual nada que fizemos antes, e nós não achamos que soe igual qualquer coisa que alguém já tenha feito também”.
Bono também contou ao jornal The Independent que a banda tem material suficiente para um álbum duplo, mas “teria que ser extraordinário. E acho que temos isso”. O sucessor de “How to Dismantle an Atomic Bomb”, de 2004, ainda não tem título definido nem data para ser lançado.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Roxy Music - Roxy Music - 1972




"A maior parte da banda é de um amadorismo inspirado, e, enquanto a gente(...) for assim, vai ficar tudo bem." - Bryan Ferry, 1972


"O problema é que eu e Ferry éramos parecidos: dois não-músicos, trabalhando mais pelo ângulo das idéias do que pelo musical" - Brian Eno (sobre sua saída)


Gravado em 19 dias, o primeiro album do Roxy Music é, ainda hoje, uma das melhores e mais invodoras estreias da historia da musica pop. O vocalista Brian Ferry e o baixista Graham Simpson deixaram a banda de R&B Gasboard, baseada em Newcastle, e voltaram para Londres, onde formaram o Roxy Music com o guitarrista Phil Manzanera, o saxofonista Andy Mackay, o baterista Paul Tompson e o genio dos sintetizadores Brian Eno. A mistura explosiva de rock dos anos 50 com saxofone e efeitos eletronicos espaciais era inspirada pelo interesse de

Ferry na pop art.


Vídeos - The High Road (1983), Total Recall (1990)

Livros - Roxy Music, de Johnny Rogan


No youtube:






The 13th Floor Elevators




The Psychedelic Sounds of the 13th Floor Elevators (1966)



"Aqueles médicos e enfermeiras ...não tinham como me segurar!" - Roky Erickson, 1980.


Aclamados em Austin, no Texas, os Elevators ja tinham feito shows em São Francisco antes de o movimento psicodélico ganhar importancia. Depois, foi preciso ameaçá-los com supensão do contrato para que voltassem a Austin e gravassem o que seria o primeiro disco de acid rock. O álbum vendeu surpreendentemente bem, graças, em parte, ao sucesso do single lançado pouco antes, o sarcástico clássico do garage "You're Gonna Miss Me", que chegou ao 55º lugar na parada da Bilboard.


Ao promover abertamente os beneficios dos alucinogenos na capa do disco, a banda nunca se tornaria querida pelas autoridades; a policia do Texas chegou a desmantelar o equipamento do grupo à procura de drogas. "A busca da sanidade em seu estado puro...forma a base das musicas deste album", diz a contracapa. O lider Roky Erickson, uiva como se estivesse possuido e os sons alienigenas do jug eletrico de Tommy Hall se somam a distorção geral caracteristica da banda.


Os elevators nao duraram e Erickson tentou uma carreira solo (brilhante, mas irregular). Mas a lenda da banda continua viva, atraves de versoes de grupos como o Spaceman 3 e, mais especificamente o Primal Scream, que fez uma memoravel releitura de "slipe inside this House" do segundo disco dos elevators, Easter Everywhere) em Screamadeleica.


Fonte: 1001 discos para ouvir antes de morrer - Robert Dimery
Google