Cidade Web Rock - Promoção

Território da Música: Artigos (Rock)

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

The 13th Floor Elevators




The Psychedelic Sounds of the 13th Floor Elevators (1966)



"Aqueles médicos e enfermeiras ...não tinham como me segurar!" - Roky Erickson, 1980.


Aclamados em Austin, no Texas, os Elevators ja tinham feito shows em São Francisco antes de o movimento psicodélico ganhar importancia. Depois, foi preciso ameaçá-los com supensão do contrato para que voltassem a Austin e gravassem o que seria o primeiro disco de acid rock. O álbum vendeu surpreendentemente bem, graças, em parte, ao sucesso do single lançado pouco antes, o sarcástico clássico do garage "You're Gonna Miss Me", que chegou ao 55º lugar na parada da Bilboard.


Ao promover abertamente os beneficios dos alucinogenos na capa do disco, a banda nunca se tornaria querida pelas autoridades; a policia do Texas chegou a desmantelar o equipamento do grupo à procura de drogas. "A busca da sanidade em seu estado puro...forma a base das musicas deste album", diz a contracapa. O lider Roky Erickson, uiva como se estivesse possuido e os sons alienigenas do jug eletrico de Tommy Hall se somam a distorção geral caracteristica da banda.


Os elevators nao duraram e Erickson tentou uma carreira solo (brilhante, mas irregular). Mas a lenda da banda continua viva, atraves de versoes de grupos como o Spaceman 3 e, mais especificamente o Primal Scream, que fez uma memoravel releitura de "slipe inside this House" do segundo disco dos elevators, Easter Everywhere) em Screamadeleica.


Fonte: 1001 discos para ouvir antes de morrer - Robert Dimery

Nenhum comentário:

Google