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terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Buffalo Springfield - Buffalo Springfield Again (1967)


O Buffalo Springfield (era o nome de uma máquina de terraplanagem usada nas estradas de Los Angeles) tinha cantores/compositores demais para sobreviver. O grupo ganhou fama em 1967 com o single "For What It´s Worth", de Spephen Still, que ficou entre os dez primeiros das paradas americanas - um retrato lindamente suavizado de tempos turbulentos. Mas, quando apareceu o seugundo LP, Stills e Young estavam brigando ferozmente por tempo e espaço, deixando para trás o menos comedido Furay. A essa altura o Springfield era menos um grupo do que uma coleção de individuos, cada um concentrado em suas próprias canções - com a exceção de "Good time Boy", escrita por Furay para ser cantada pelo baterista Dewey Martin. Várias faixas deixavam pistas sobre as futuras direções musicais da banda: "Expecting to Fly" e "Broken Arrow" apresentam paisagens sonoras ambiciosamente orquestradas por Young e Jack Nitzsche, que mais tarde trabalharia com o cantor em diversos projetos solo, incluindo Harvest. Por outro lado, "Everydays", a superior "Bluebird" e, particularmente, "Rock and roll Woman" são exemplos típicos da abordagem que Stills adotaria depois - vocais poderosos contra uma rica mistura de violões brilhantes e límpidos, e robustas guitarras elétricas. A combinação das raízes folk-rock e country do Springfield com um rock mais pesado seria de grande influencia para a proxima geração de grupos de rock da Costa Oeste - mais especificamente os Eagles. A contracapa do álbum mostra uma lista de agradecimentos a "amigos, inimigos e pessoas que não conhecemos de lugar algum". Primeiro nome da Lista? Hank B. Marvin, guitarrista do grupo instrumental inglês The Shadows.

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