Depois de uma turnê com o Iron Butterfly de abril a dezembro de 1971, Jon Anderson Chris Squire procuravam desenvolver um som a partir da inovação trazida por novos tipos de sintetizador. Tony Kaye, no entanto, preferia o orgão Hammond, o que (além da brigas com Steve Howe) o levou a sair da banda em agosto, na mesma época em que Wakeman havia deixado os Strawbs - e ele trouxe ao Yes um novo conceito de virtuosismo e exibicionismo. O baterista Bill Bruford estava inseguro com a idéia fixa de Anderson e Squire de fazer a melhor banda do mundo, mas as sessões, realizadas na parte de cima de um bordel de Sheperds Market em Londres, foram muito produtivas (gerando quatro gravações em grupo, para complementar cinco solos). Embora não seja creditado na capa por problemas autorais, Wakeman participou da primeira sessão quando foram gravados os movimentos doces e sinuosos dos teclados e da guitarra da extasiante "Roundabout" e os vocais oníricos e intensos de "Heart of The Sunrise". O jazz-psych visceral de "South Side of the Sky" é outra história épica que surgiu nas cinco semanas de ensaios antes das gravações, em setembro, no estúdio Advision, onde o Yes aumentou absurdamente o volume. O engenheiro de som Eddie Offord editou horas de gravação em algumas linhas, e os fãs puderam entrar no estudio, em grupos de 20, para assistir a esse trabalho. O misticismo lírico de Anderson está presente no cânticode "He Wave" e o projeto gráfico da capade Dean captura o mundo fragmentado que está no cerne do conceito do álbum. O disco foi incensado pela crítica e ficou entre os 10 Mais nos EUA e na Inglaterra, marcando o Yes, nas palavras de Jon, como uma "banda do povo" - quer dizer, um povo que amava a música mais complexa.
Território da Música: Artigos (Rock)
terça-feira, 22 de janeiro de 2008
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