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quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Parliament - Mothership Connection (1976)









"Naquela época, quando todo mundo tomava ácido, havia uma chance de se fazer as coisas do jeito que a gente queria". - George Clinton, 2002

Inspirado pela linha de produção sonora da Motown, George Clinton construiu gradualmente a nave espacial funk que era o Parliament-Funkadelic: dois grupos, vários projetos paralelos e mais de 50 músicos, incluindo a estrela do sax Maceo Parker e o deus do baixo Bootsy Collins. Mothership Connection -- o terceiro e melhor album do Parliament -- é uma prova da força absoluta de sua capacidade musical e inovação. A capa mostra Clinton de braços e pernas abertos, fantasiado de astronauta, mas a bordo de botas de cano alto e saltos plataforma, pulando de uma nave espacial -- e isso é o mais perto que uma foto poderia chegar para descrever o conteúdo do album. Sob a orientação de Clinton, o Parliament pegou o Funk, lavou com acid, vestiu com uma roupagem de ficção cientifica e embrulhou numa atitude cool. O resultado são sete faixas de R&B perfeito e incansavel, arranjado de forma imaculada por Colllins, Clinton, o Trombonista Fred Wesley eo tecladista Bernie Worrel. "P-Funk (Wants to get funked up)" anuncia o que está por vir. Clinton começa suavemente, cantando contra suas lânguidas linhas de baixo -- aí, acelera ao maximo e deixa os sintetizadores, metais e harmonias tomarem conta. Dali por diante, cada faixa é uma explosão de ritmos entrelaçados. As inovações de Mothership Connection o tornaram o melhor disco de funk de todos os tempos. Um grande sucesso na época ("Tear the roof off the sucker" foi o maior hit do Parliament entre os hots 100), o álbum mudou a maneira como as pessoas viam o funk e o R&B. Décadas depois, o impacto deste LP ainda ressoa no trabalho de rappers como Warren G. e Snoop Dogg, e em roqueiros como os Red Hot Chili Peppers e o Primus. O legado de "P-funk" fez de Clinton e Cia. um dos mais importantes grupos da história da música nos Estado Unidos.

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